Chaplin , para começar bem o ano!








Charles Chaplin
(Londres, 1889 - Vevey, Vaud, 1977)
Realizador e actor de cinema britânico. Filho de um modesto casal de actores teatrais, em 1913 inicia-se nos Estados Unidos da América no mundo do cinema com a produtora Keystone de Mack Sennett. A sua primeira trintena de filmes, ainda rudimentares, anunciam já a sua forte personalidade. Desenvolve uma poética pessoal baseada no personagem do vagabundo romântico marginalizado da sociedade. Na sua primeira época, geralmente, é guionista e actor principal dos seus filmes. Em 1919 já tem realizado numerosos filmes e associa-se com Griffith, Douglas Fairbanks e Mary Pickford para fundar a United Artists, produtora dos seus filmes a partir da referida data. Entre os mais famosos contam-se A Quimera de Ouro e O Circo. Com a chegada do cinema sonoro realiza Luzes da Cidade, Tempos Modernos e O Ditador. Em 1947 tenta reincorporar-se no cinema moderno com escasso êxito (Monsieur Verdoux). Em 1953 tem que deixar os Estados Unidos por animadversão dos anticomunistas fanáticos e instala-se na Suíça. Faz então os dois últimos filmes, nos quais, infelizmente, já não brilha o génio da época do cinema mudo: Um Rei em Nova Iorque e A Condessa de Hong Kong. Charles Chaplin, conhecido pelo pseudónimo de Charlot, é uma figura capital e universal do cinema. A sua obra é a síntese madura do melodrama romântico e da sátira social mais pungente, independente e inconformista, cómica e sentimental em simultâneo, animada por sentimentos humanitários e não carente de certa amargura.

Charlie Chaplin era um do mais grande e amava extensamente estrelas de filme silenciosas. “Da rua fácil” (1917) “às épocas modernas” (1936), fêz muitos das películas as mais engraçadas e as mais populares de seu tempo. Era o mais melhor conhecido para seu caráter, o ingénuo e lovable -- Pouco vaga. O pouco a caminhada, um homem bom do meaning em um terno raggedy com bastão, encontrou-se sempre himself balançar em situações inábeis e miraculously balançar afastado. Mais do que toda a outra figura, é este caráter amável-hearted que nós associamos com o tempo antes dos talkies.
Carregado em Londres em 1889, Chaplin visitou primeiramente América com uma companhia do teatro em 1907. Aparecendo como o “Billy” no jogo “Sherlock Holmes”, o Chaplin novo excursionou o país duas vezes. Em sua segunda excursão, encontrou-se com Mack Sennett e foi assinado aos estúdios trapezóides para agir nas películas. Em Chaplin 1914 feito seu primeiro one-reeler, “fazendo uma vida”. Que o mesmo ano fêz umas películas mais curtas do thirty-four, including “travou em um cabaré”, “travado na chuva”, “na cara no assoalho do Barra-Quarto”, e em “seu lugar de Trysting”. Estes shorts silenciosos adiantados reservaram a hora muito pequena para qualquer coisa mas o comedy físico, e Chaplin era um mestre nele.
Os acrobatics do slapstick de Chaplin fizeram-no famoso, mas os subtleties de his que age fizeram-no grande. Quando Harold Lloyd jogou o daredevil, pendurando dos pulsos de disparo, e do Buster Keaton manobrado com as situações surreal e complexas, Chaplin concerniu-se himself com o improvisation. Para Chaplin, a mais melhor maneira encontrar o humor ou o pathos de uma situação era criar um ambiente e andar em torno dela até algo natural acontecido. O interesse do teatro e da película adiantados era manter simplesmente a atenção da audiência com agir overdramatic isso emoções exaggerated, mas a serra de Chaplin na película uma oportunidade de controlar o ambiente bastante para permitir que o subtlety venha completamente.
Chaplin foi sabido como um dos homens exijindo em Hollywood. Não obstante o tamanho a peça, Chaplin andou cada ator com cada cena. Chaplin soube que uma cena bem sucedida não era simplesmente sobre a estrela, mas sobre todos na tela. Exijiu que o trabalho inteiro do molde junto em cada desempenho. Sem esta unidade não poderia expressar o subtlety do caráter que era assim importante para ele. A única maneira conseguir que a unidade era manter o controle completo sobre cada cena. Esta atenção constante ao detalhe funcionou muitas características fora do tempo estipulado e sobre-orçamento, mas a reação pública assegurou o e os estúdios que o que era fazer trabalhado. Enquanto sua popularidade aumentou fêz exame de mais liberdades com película. Os filmes tais como seus 1925 bateram, “as arremetidas do ouro”, reworking unending exijido das cenas e reconstruir dos jogos.
Chaplin improvisou tipicamente sua história na frente da câmera com somente uma estrutura básica de um certificado. Disparou e imprimiu em centenas das tomadas ao fazer um filme, cada pouca variação experimental. Quando este método era unorthodox, por causa da despesa e do inefficiency, forneceu o footage vívido e espontâneo. Fazendo exame de o que aprendeu do footage, Chaplin reorganize frequentemente completamente uma cena. Não era uncommon para ele decidir-se incompletamente através de uma película que um ator não trabalhasse e começo sobre com o alguém novo. Muitos atores encontraram as tomadas constantes e o grueling da incerteza, mas foram sempre longitudinalmente porque souberam que estavam trabalhando para um mestre.
Embora Chaplin é da era silenciosa do filme, nós vemos suas realizações carregadas completamente nas películas de hoje. Com o advent dos talkies do característica-comprimento, a necessidade para agir mais subtle tornou-se aparente. Para manter a atenção da audiência durante todo uma película do seis-carretel, um ator necessitou mover-se além do slapstick constante. Chaplin tinha exijido esta profundidade por muito tempo antes de qualquer um mais. Seus rigor e interesse para os processos de agir e da dirigir fizeram suas películas grandes e conduziram à maneira a um novo, mais sofisticado, cinema.
Para começar este novo ano proponho uma reflexão sobre este grande cineasta , homem do faz de tudo , charlie chaplin.
Para mim tenho-o como modelo em muitos dos filmes que tenho feito até agora, e acho que no seu tempo chaplin era demasiado digamos "á frente"....mas deixa-nos um legado de filmes maravilhosos e de extremo realismo estético e dramático.
O cinema é arte , e arte tem muitas definições , e nem sempre conseguimos defini-la!
No cinema o que realmente interessa é dar vida aos personagens, dar vida ás imagens!
Que role a fita , que a sala fique escure, deixemos a luz do projector iluminar o ecran, deixemos o cinema entrar em nós!!!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DIscurso na rádio Rua FM 20 Março 2017

A Entrevista da Paradoxon Produções ao programa Fotograma da RTPN em destaque no Blog Mundo Urbano