Manoel de Oliveria -doutoramento honoris causa UALG


aspecto do grande auditório da universidade do algarve campus de gambelas

momento em que o reitor da universidade do algarve entrega as insignias a Manoel de Oliveira


Manoel de Oliveira e o reitor durante a cerimónia
Jornalistas presentes na cerimónia




durante a cerimónia alguns não aguentaram o "plano fixo" ...como é que querem que os filmes de Manoel de Oliveira sejam vistos se numa cerimónia acontece isto....!!!!!!!!
Ontem no grande auditório da unviersidade do algarve foi feita a cerimónia de doutoramento honoris causa ao cineasta Manoel de Oliveira , sendo esta cerimónia partido da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Ualg tendo sido aprovado em senado da universidade.
Muitos convidados nestes momentos "solenes" e de ocasião a muitos deles a aparecerem na imprensa,sim, na imprensa, porque a imprensa estava bem representada , até a televisão espanhola estava, enfim desta vez não existiu qualquer recuo por parte de quem governa , o senhor secretário de estado da cultura estava presente representando assim o nosso (des) "governo",enfim politiquices.
Muitos alunos e anónimos encheram por completo o auditório , a cerimónia foi mais ou menos longa , equiparada a um filme de Oliveira , num longo plano estático sem movimento , um plano teatral!!!!!
Como aluno da universidade e realizador também , tinha que estar presente nesta cerimónia, não é que goste muito de oliveira , sim gosto do ínicio da carreira dele ,especialmente do célebre filme Aniki Bóbo , e de alguns registos filmicos dos anos 80 , mas tinha que estar presente para poder prestar a minha homenagem a um cineasta que se preza pela sua longevidade e pelo seu carácter e pelas suas ideias , que estão plenamente vincadas nos filmes!!!!
Estas homenagens são de facto relevantes quando o visado/a ainda estão vivos,porque o que acontece no nosso país , depois de morto é que se fazem as homenagens , nesse aspecto estou de acordo com este doutoramento atribuido a manoel de oliveira, homem de cultura, de cinema , homem português como referiu quando se dirigiu ao público presente no auditório.
Como realizador independente o que me choca mais é o facto de neste seu novo filme Cristovão Colombo o Enigma , não ter este projecto passado pelos trâmites legais aprovados pelos concursos do instituto do cinema , orgão tutelado pelo ministério da cultura, digamos assim nestes termos " o dinheiro foi entregue assim sem concurso sem nada " , é isto que me revolta , quando eu se pensar em fazer uma curta metragem tenho que concorrer ao dito subsidios e passar pelo martirio burocrático que o caracteriza.
Porquê esta separação?! Uns são filhos e outros enteados,será isso?!
Enfim , mas Manoel de Oliveira é isso mesmo Manoel de Oliveira , contra factos não podemos combater !!!!!!
Acabo este post com esta frase de Oliveria : " É rídiculo quando um crítico pergunta o qu quer dizer com isto..."











Comentários

Anónimo disse…
aaah meu grandessíssimo maluco!! "ah e tal, eu não te tirei fotografias nenhumas" e no fim, que vejo eu aqui!?!?!? seu sem vergonha!!

mas tá giro... xP

Mensagens populares deste blogue

O DIscurso na rádio Rua FM 20 Março 2017

A Entrevista da Paradoxon Produções ao programa Fotograma da RTPN em destaque no Blog Mundo Urbano