Agência da Curta Metragem ( Um filme de série B )





A Agência da Curta Metragem como o próprio nome indica têm como objectivo central e principal o de apoiar o cinema português no formato curta metragem!
Nasceu em 1999 com o objectivo de promoção e divulgação da curta metragem portuguesa.
Têm o apoio do Ministério da Cultura e do Instituto do Cinema e do Audiovisual!
Esta agência transfigura-se também no evento realizado em Vila do Conde , O Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde.
Mas quais as intenções de apoiar,divulgar,promover a curta metragem portuguesa????
No meu ponto de vista , que não conta para ninguém que se interesse por estes temas culturais , esta agência é isso mesmo que o nome indica , uma agência , com agentes à paisana camuflados na busca incessante da curta metragem portuguesa ou da curta metragem portuguesa daqueles que são amiguinhos ????
Não sei , imagino que possa ser assim que funcionam as coisas por cá no âmbito cultural nomeadamente no lobbie cinematográfico à muito criado por aqueles que nós sabemos quem são , não será difícil imaginar quem serão!!!
Mas esta agência têm o apoio do Estado , isto quer dizer que recebe dinheiro , bem então esse dinheiro é canalizado para onde ,para quem ,para quê e com que objectivos????'
Muitas perguntas sem resposta!!!!
Mas se agência existe para promover a curta metragem portuguesa porque será que existem critérios de selecção???
Eu não estou contra esses critérios deve existir uma certa qualidade na escolha dos filmes , mas assim a agência deixa de ser agência e passa a ser júri de selecção de curtas metragens portuguesas!!!!!!
É isto que me irrita e me faz pensar se realmente estes organismos todos que proliferam pelo nosso país , desde agências , institutos , e demais organismos afectos ao ministério da cultura têm alguma razão de existirem!!!!
É dinheiro jogado para o lixo e depois o que se vê , nada em concreto , quando temos imensos realizadores jogados no anonimato e no cinema independente , estes que conseguem ter mais visibilidade no exterior do que no nosso Portugal , é isto a cultura , é isto a agência , são estes os mecanismos que temos e os apoios que temos!!!
Nada muda , os organismos são os mesmos , as caras são as mesmas e os objectivos também , tudo na mesma como sempre , políticas sem cor num deserto de ideias onde reina a barafunda e a desordem no espectro cultural do cinema português!!!!
Esta é a agência que temos com os seus agentes secretos ávidos daquele foto para colocar numa qualquer revista de cinema de 5ª categoria!!!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O DIscurso na rádio Rua FM 20 Março 2017

A Entrevista da Paradoxon Produções ao programa Fotograma da RTPN em destaque no Blog Mundo Urbano