Instituto do Cinema e do Audiovisual ( Um filme série B parte 2 )


Natureza, Missão e Valores

MISSÃO

Fomentar e desenvolver as actividades cinematográficas e audiovisuais, contribuindo para a diversidade cultural e a qualidade nestes domínios, para uma circulação nacional e internacional alargada das obras e para a vitalidade das referidas actividades enquanto indústria cultural.

VISÃO

Ser um organismo de excelência na promoção da cultura portuguesa no panorama cinematográfico e audiovisual.

VALORES
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua das decisões tomadas, das actividades desenvolvidas e dos resultados obtidos, para aferir se o Instituto actua correctamente junto dos Stakeholders.
RIGOR
Rigor na aplicação de fundos públicos que sustentam parcialmente a actividade do sector.
TRANSPARÊNCIA
Transparência nos critérios de atribuição dos apoios financeiros e na informação disponibilizada.
EFICÁCIA
Eficácia de actuação de molde a obter mais e melhores resultados a um custo mais baixo

" Fonte Instituto do Cinema e do Audiovisual - Ministério da Cultura"

Como todos podem ler o que aqui se encontra são os objectivos centrais , a missão ,valores e natureza do ICA!
Avaliemos este texto tão peculiar que se encontra no site do dito instituto!
Fomentar e desenvolver as actividades cinematográficas e audiovisuais esta é a sua missão !
E , que missão , será uma missão impossível com o actor principal o Min.da Cultura , ou será uma missão como no filme de Roland Joffé !!!!!
Esta missão ao longos dos anos tem vindo a não ser executada , menos dinheiro , mais burocracia , e sobretudo os subsídios que são atribuídos vão cair nas mãos dos mesmos de sempre , como por exemplo Manoel de Oliveira!
Eu não tenho nada contra o senhor , mas já é hora do ICA abrir os olhos para a nova geração de cineastas portugueses que andam perdidos pelo nosso país e se voltam para o estrangeiro onde têm todas as facilidades e recursos para fazerem os seus filmes!
Missão do ICA nula ,zero!!!!!
Quanto à visão , bem parece-me um bocado como o ceguinho que está na rua a pedir esmola , uma escuridão total , não existe qualquer visão de futuro por parte do ICA, mas onde andam estas pessoas que dizem uma visão para o cinema português , anda tudo a dormir , quando visão é associado a filmes com Second Life e Amália dá-me vontade de vomitar ,é preciso ser cego para ver que a visão do ICA não existe , o que existe isso sim são as palmadinhas nas costas dos amigos , se me faço entender!!!!
E depois temos o rigor , a eficácia,avaliação e transparência! Todos estes termos aplicados pelo ICA dizem somente respeito a dinheiro atribuído à produção cinematográfica , ora bem , onde reside a eficácia, a transparência o rigor , em lado algum! Como é possível o ICA atribuir subsídio a um filme como o Second Life ou Amália ,onde está o rigor a avaliação do conteúdo dos filmes , onde está a transparência , ninguém sabe de nada , não existe qualquer dado ou relatório referentes a estes aspectos , o dinheiro é assim dado , ora toma lá amiguinho faz lá o teu filmezinho!!!
É , isto que se passa no ICA é um instituto onde não se passa nada , um instituto fantasma , agora colocaram a notícia que morreu a directora do festival de marionetas do Porto , será que a senhora é mais importante que Raul Solnado!!???
É este o nosso ICA , murcho , sem objectivos claros de apoio ao cinema português , é isto que temos , as políticas aplicadas são estas e como tal o ICA as aplica , para bem do cinema em Portugal à que dar um murro na mesa e dizer basta de tanta hipocrisia!
Que o cinema português seja superior a isto tudo e que os filmes portugueses continuem a serem produzidos e a serem exibidos no exterior a terem mais visibilidade e para que isso aconteça estamos cá nós os Realizadores !!!!!

Comentários

Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Mensagens populares deste blogue

O DIscurso na rádio Rua FM 20 Março 2017

O Discurso Ante Estreia Nacional